Universidade Federal do Espírito Santo
Especialização em Filosofia e Psicanálise

Alessandra Tellis Gonçalves
Atividade 12
No século XVIII alguns pensadores se opuseram ao dualismo cartesiano, que defendia a individualidade entre corpo e mente com suas funções distintas, e se voltaram para o monismo materialista, que defendia que corpo e alma seriam um só. Freud que era representante do cartesianismo vem com uma proposta onde, se os seres humanos são seres naturais, também seriam submetidos a causas e as leis naturais.
Baseando-se na Teoria das Paixões e das Ciências Naturais, em seu Projeto ele teve a intenção de demonstrar como era composta, passo a passo, a psicologia científico-naturalista, articulando sistema nervoso com processos psíquicos, relacionando, quantidade (intensidade de cargas ou impulsos) sofridos com os neurônios (sistema nervoso) como partículas materiais.
O ser humano apresenta um sistema nervoso organizado para desenvolver a função de manter e/ou responder a variação dos estímulos recebidos, gerando uma resposta às percepções, memória e consciência.
Em sua teoria, Freud faz referência exclusivamente aos estímulos externos, que gerariam resposta imediata ou reflexo-motora. Os estímulos endógenos, gerados nas células do corpo, sejam eles relacionados à fome, respiração e sexualidade, produziram outro princípio, o da constância, pois eles também têm necessidade de serem eliminados, porém não geram resposta psicomotora, desta forma sofrem um processo de escoamento, pois estão relacionados às necessidades da vida, da conservação ou manutenção da mesma.
Na complexidade do sistema nervoso, os neurônios podem estar ocupados por estímulos a todo o momento. A ocorrência de resistências que dificultam ao mesmo tempo em que regulam a eliminação dos estímulos ele chamou de barreira de contato, que ao ser relacionada com a intensidade e quantidade de estímulo que tem de controlar, ganha importância sempre que seja para permitir o escoamento pelas células perceptivas, seja para promover a conservação pelas células recordativas.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BOCCA, Francisco Verardi. Paixões & psicanálise [recurso eletrônico]: dimensões modernas da natureza humana / Francisco Verardi Bocca. - Dados eletrônicos. – Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Secretaria de Ensino a Distância, 2017. 35 p.

Comentários